Notícias

 

Centro dia

ACER

Apoio Domiciliário

Centro de Dia

Estimulação Cognitiva

Respostas Integradas

 

O crescente envelhecimento da população portuguesa, aliado às transformações que a nossa sociedade está a ser sujeita, provoca uma necessidade de infra-estruturas que permitam apoiar os idosos e os dependentes, permitindo-lhes ter a melhor qualidade de vida possível.

Se bem que há múltiplos casos em que, pela sua complexidade e pela multiplicidade de apoios que necessita, obrigam a uma situação de internamento, grande parte das situações, talvez mesmo a maioria, não carecem de soluções de internamento, sendo até desejável que se mantenham no seu domicílio e integrados em ambiente familiar, desde que seja possível fornecer-lhes uma multiplicidade de serviços e apoios consentâneos com a sua situação de dependência e a sua necessidade de estimulação ou recuperação.

Neste contexto, o Centro de Dia surge como uma resposta válida a esta situação, apresentando uma filosofia que assenta na promoção do bem-estar nas suas diferentes vertentes – Apoio ao utente e á família, combate à solidão e supervisão permanente, sempre integrados no contexto familiar.

A Liga dos Amigos Centro de Saúde Soares dos Reis, pretende através da elaboração de uma candidatura ao programa POPH, construir de raiz um edifício destinado à instalação e funcionamento de um Centro de Dia para cerca de 60 clientes, vocacionado para receber entre outros doentes portadores de demência e de doença de Alzheimer, com diversas valências:

  • Apoio Domiciliário;
  • Centro de Dia;
  • Ateliers Ocupacionais e Unidade de fisioterapia;
  • Centro Acolhimento Temporário.


 

Centro de Dia

São objetivos do Centro de Dia para idosos proporcionar serviços permanentes adequados à problemática biopsico-social das pessoas idosas; contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento, criando condições que permitam preservar e incentivar a relação inter familiar potenciando a integração social das pessoas idosas.

Dos eventos patológicos que se tornam causadores de acentuada dependência, destaca-se a doença de Alzheimer. Esta demência, não só afecta gravemente os indivíduos que dela sofrem, mas também causa enormes dificuldades nas famílias pelo elevado grau de dependência e os múltiplos problemas que coloca aos cuidadores.

Tem vindo a sentir-se na sociedade a necessidade de criação de respostas sociais para portadores de doença de Alzheimer, pela especificidade dos apoios que se tornam necessários.

Havendo necessidade, em certos casos, de criar respostas para os portadores de doença de Alzheimer em ambiente de internamento – criando unidades residenciais especializadas – a maioria dos casos beneficiaria com o apoio num centro ambulatório especializado, por várias razões:

1 – O apoio ambulatório mantém o doente inserido no seu ambiente familiar, não dissociando nem demitindo a família do apoio e tratamento do familiar doente.

2 – O apoio ambulatório preserva as referências ao doente, em termos de objectos, mobiliário, habitação, locais de vizinhança, o que contribui para o manter estimulado em termos cognitivos – e isso é um factor de primordial importância no tratamento ou na mitigação da demência de Alzheimer.

 3 – O apoio ambulatório em centro especializado para doentes de Alzheimer tem custos muito inferiores ao seu internamento em unidades residenciais – quer em custos directos ao utilizador, pois as taxas de co-pagamento são inferiores, quer em dois tipos de custos indirectos – um menor custo de construção das instalações, e um menor custo da sua comparticipação pelo Estado.

 

Além destas razões que derivam da identificação das necessidades da população, há ainda uma outra ordem de razão para a Liga se dedicar a um Centro de Dia: estando esta Instituição especialmente vocacionada para o apoio ambulatório, estando cotada pela Segurança social como expert na matéria na área geográfica onde se situa, há o interesse em desenvolver ainda mais estas capacidades, aproveitando o aporte positivo e a sua experiência para garantir apoios de financiamento a este projeto.

Há também que reconhecer que já estão no terreno nesta área geográfica vários projetos de internamento na área dos Cuidados Continuados, vários projetos residenciais para idosos e dependentes, uns já em funcionamento, outros já aprovados no seu financiamento – e não há nenhum projeto de grande dimensão na área do tratamento ambulatório especializado em Centro de dia para doentes de Alzheimer: a constatação deste facto também nos aconselha a investir na área do ambulatório e na do internamento temporário.

  Ponderadas estas questões, a Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis pretende instalar um Centro de Dia para apoio e tratamento ambulatório especializado para Doentes de Alzheimer (podendo aceitar também outro tipo de doentes, idosos ou dependentes, mas com especialização em demência de Alzheimer).   

Ficará para uma terceira prioridade a eventual construção de uma unidade de internamento temporário.

 

O Centro de Dia

 

O Centro de Dia da Liga pretende através do trabalho de uma equipa multidisciplinar fornecer uma resposta adequada às necessidades acima descritas a cerca de 60 clientes. O espaço disponibilizará apoio psicossocial aos clientes e suas famílias, provendo-lhe todos os cuidados necessários com qualidade e prontidão.

Como objetivos específicos, o Centro de Dia vai proporcionar a estimulação das capacidades motoras das pessoas com esta patologia, a estimulação das capacidades cognitivas, através de atividades estruturadas para o efeito. Pretende-se, assim, dar suporte às limitações de cada um, o que significa dar liberdade de expressão e de movimentos, dar opção de escolha e por isso promover a autonomia.

A valência Centro de Dia é uma resposta Social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio familiar.

São objetivos desta valência a prestação de serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos idosos, a prestação de apoio psico-social; fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e deste com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.

Pretende-se assegurar os seguintes serviços:

  • Alimentação;
  • Cuidados de Saúde -Serviços de Enfermagem e Médicos
  • Atividades Ocupacionais;
  • Aprendizagem de novos saberes, adequados às patologias e limitações dos clientes;
  • Fisioterapia;
  • Atividades físicas de manutenção;
  • Convívio;
  • Atividades lúdicas
  • Apoio Social e Psicológico;
  • Cuidados de Higiene;
  • Tratamento de Roupas.

Circuito dos clientes do Centro de Dia

Os clientes do Centro de Dia serão recolhidos no seu domicílio pelos serviço de transporte do centro, de manhã por volta das 8h00 – em hora que permita que a família e/ou os cuidadores possam saír para o trabalho com comodidade e regressam ao domicilio por volta 19 horas.

No Centro de Dia serão servidas as seguintes refeições: pequeno-almoço, almoço e lanche.

Iniciam de seguida as atividades programadas, conforme plano pré-estabelecido pelos técnicos encarregados do plano terapêutico.

 

 

Outros Serviços

  • Fisioterapia, Ginástica;
  • Cabeleireiro e estética;
  • Biblioteca / Ludoteca;
  • Ginásio;
  • Transporte;
  • Apoio de Voluntariado – Companhia, Apoio à locomoção, acompanhamento em deslocações e execução de pequenas tarefas.
  • Ateliers de Atividades Ocupacionais

Pretende-se desenvolver um conjunto de ateliers que promovam a ocupação da população alvo com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas e de memória.

  • Artes Manuais e Decorativas

Desenvolvimento de atividades que se inscrevem na execução de: Azulejaria; Bordados, Trapologia, Rendas, Arraiolos, Arranjos Florais, Pintura, Décopage.

  • Espaço Memória

Através de jogos Orientados por técnicos especializados contribuir para a estimulação das capacidades cognitivas e de memória.

  • Fisioterapia / Expressão Corporal / Ginástica.